Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda e certa; e ele descera sobre nos como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3)

(10.07.16) II Samuel 19:42 Porque o Rei é Nosso Parente

meyerPorque o rei é nosso parente. II Samuel 19:42

F.B. Meyer

 

Há duas derivações para a palavra rei: uma vem da palavra “poder” – o rei é o homem que pode fazer coisas; a outra vem da palavra “parente” – o rei está intimamente relacionado conosco, está entre nossos amigos e parentes. Em ambos os casos, há um belo significado, com respeito ao nosso Senhor e Salvador. Ele é Rei porque Ele venceu os nossos inimigos, e ainda pode vencê-los. Ele é Rei porque tomou a forma da nossa carne e sangue, e para sempre se fez um conosco. O rei é nosso parente. Nosso parente é rei.

É muito reconfortante saber como nosso Senhor realmente se identificou conosco. Os Evangelhos nos relatam esta maravilhosa história. Seu parentesco nos foi manifestado das seguintes formas:

Suas orações. – Ele mandou-nos falar com Deus como nosso Pai; que pronome possessivo maravilhoso, não somente nos ligando uns aos outros, mas incluindo a Si mesmo em nossas petições, salvo quando pedimos perdão.

Suas enfermidades. – “Não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas.” Sua fome e sede; seu cansaço e exaustão; seu sofrimento até a morte – tudo acentua a proximidade do laço entre nós.

Sua tentação. – “Em todos os pontos tentado como nós, mas sem pecado.” As vias através das quais o tentador poderia se aproximar Dele foram aqueles pelos quais Ele nos assalta também. Ele foi tentado nas mesmas tentações que são comuns aos homens. Então, para cada soldado solitário Seu Ele se aproxima, dizendo: “Tende bom ânimo;. Eu passei por tudo isso eu sou seu irmão na luta, eu sinto por você com uma simpatia sincera, as glórias do Meu trono não alteram Meu amor verdadeiro do coração.”