Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda e certa; e ele descera sobre nos como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3)

(16.04.16) I Samuel 26:21 Então, Disse Saul: Pequei

meyerENTÃO, DISSE SAUL: PEQUEI. I Samuel 26:21

F.B. Meyer

 

O apóstolo faz uma grande distinção, e com razão, entre a tristeza do mundo e a tristeza segundo Deus, que produz arrependimento e não traz pesar. Certamente, a confissão de pecado de Saul pertencia ao primeiro; enquanto a tristeza segundo Deus é manifesto no Salmo 51, quando Davi se arrependeu de seus pecados passados.

A diferença entre os dois pode ser resumido brevemente nisto, que um vê o pecado como uma loucura e lamenta as suas consequências; enquanto os outro vê o pecado como um crime contra o Deus Santíssimo e lamenta a dor que lhe causou. “Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mal à tua vista.”

Obviamente, a confissão de Saulo se enquadra na primeira descrição, “Eu me comportei como tolo.” Ele reconheceu o seu comportamento pouco nobre, e a inutilidade de seus esforços contra Davi. Mas ele não mudou, nem reconheceu sua pecaminosidade aos olhos de Deus, como pesado na balança da justiça eterna.

Muitas vezes, nas Escrituras, nos deparamos com confissões de pecado. O filho pródigo, Judas, Faraó, Davi e Saulo, todos se pronunciaram; mas com que diferentes tons, e com que diferentes motivos! Precisamos peneirar as nossas palavras diante de Deus; não nos satisfazendo com expressões de penitência que não são acompanhados de arrependimento. Só estas últimas merecem a bem-aventurança do mestre: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”

Quando o pecado é humildemente confessado, o Salvador nos assegura: “Os teus pecados, que são muitos, são perdoados, vai em paz.” “Se nós confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.”