Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda e certa; e ele descera sobre nos como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. (Oséias 6:3)

Sobre nossos cursos

Discipulado (ver mais)

 

A vida cristã tem muito em comum com a vida natural. Como ocorre na vida natural, assim ocorre na vida espiritual: o homem nasce espiritualmente, cresce, amadurece e gera filhos na fé. É o ciclo da vida espiritual. Por isto, Paulo sabia que o simples conduzir uma pessoa a Cristo não bastava. Ele considerava vão o seu trabalho se seus filhos espirituais não se tornassem cristãos maduros que reproduzissem suas vidas em outros. Por isso ele escreveu: “Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito (maduro) em Cristo.” (Cl.1:27,28).

Não há comissão mais clara no Novo Testamento do que a ordem de reproduzir em outros o caráter que o Espírito de Deus criou em nós. Podemos frequentar com assiduidade os cultos da igreja, cantar no coral ou servir como obreiro em nossa congregação.  Todavia, estas atividades não substituem o elevado chamado de gerar filhos na fé e conduzi-los à maturidade cristã. As lições apresentadas aqui são para ajudar aqueles que desejam ensinar a outros a andar como Jesus andou. “Porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus.” (At.20:27)

 

Comentário bíblico (ver mais)

 

“A educação de um homem não é completa se ele não conhece a Bíblia. Nenhum pregador do Evangelho é realmente qualificado para o ministério sem um estudo aprofundado da Bíblia. Nenhum obreiro cristão pode ser totalmente eficaz sem um conhecimento pleno da Bíblia. Nenhum crente pode viver a vida cristã em plenitude sem uma compreensão adequada da Bíblia”. J. Sidlow Baxter

Quem quer conhecer a Deus e saber os Seus planos para com o homem precisa ler a Bíblia. Ela não é apenas um código de normas morais ou uma compilação de relatos históricos, filosóficos e poéticos. As Escrituras contêm o pensamento de Deus e registram o que Ele fez no passado, faz no presente e fará no futuro. Como está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” (II Tm.3:16).

Há muitas maneiras de estudar a Bíblia. A proposta desta sessão é estudarmos a Bíblia livro por livro, expondo o conteúdo exegético que o texto encerra. A nossa esperança é que este comentário ajude o povo de Deus a se familiarizar com as Sagradas Escrituras.